quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Separação do Papel e Cartão


Separação dos Plásticos


quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Do Velho se faz Novo

Reciclar embalagens usadas tem

vantagens ambientais e económicas:


Economia de Energia


Fabricar materiais a partir de resíduos consome menos energia, do que fabricá-los a partir de matérias virgens. Muitos dos recursos energéticos que se poupam são fontes de energia não renováveis, como é o caso do petróleo.



Poupança de matéria

Ao utilizarmos as embalagens usadas, matérias secundárias provenientes da recolha selectiva, como matérias-primas secundárias, estamos a poupar matérias-primas virgens. Alguns destes recursos naturais têm grande valor, como são os casos da madeira, da areia, do petróleo, do estanho ou do alumínio. Quando menos resíduos tiverem como destino final um aterro sanitário, mais anos de vida útil este terá. Se todos contribuímos, aumentamos a esperança de vida dos aterros sanitários, evitando desperdiçar recursos na construção de novos deste equipamentos. É por isso que a participação de todos nós na recolha selectiva, é fundamental.


A Reciclagem. Do velho se faz novo.


Ao contrário do que normalmente se pensa, a reciclagem é um processo vulgarmente utilizado. A incorporação de matérias recicláveis no fabrico de novos objectos e de novas embalagens é uma situação recorrente nos diferentes materiais: plástico, metal, papel, vidro ou madeira.
Todos os dias chegam às nossas mãos embalagens e outros objectos que foram produzidos graças à reciclagem das embalagens usadas que separamos em casa e colocamos nos ecopontos. A reciclagem permite poupar matérias virgens, protegendo os recursos naturais. A reciclagem do plástico, por exemplo, contribui para uma diminuição do consume de petróleo, um recurso precioso. Já a valorização das embalagens de metal através da reciclagem permite poupar minérios.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Recolha Selectiva

O que é o lixo?

São os restos das actividades humanas considerados pelos gerados como inúteis. Normalmente, apresentam-se sob estado sólido ou semi-líquido. Lixo e resíduos sólidos sejam a mesma coisa.


O que é sucata?

É todo resíduo sólido que a indústria reaproveitará em forma de reciclagem.

O que é reciclagem?

É o processo de retornar a sucata em matéria-prima e produto final por meio de industrialização.

O que é uma recolha selectiva?

E um serviço especializado numa recolha o material devidamente separado pela fonte geradora. Este sistema facilita a reciclagem porque o material permanece limpo e com maior potencial de reaproveitamento.

Material reciclável
Material não reciclável
Papel: jornais, folhas de caderno, formulários de computador, caixas em geral, cartazes….
Papel: etiqueta adesiva, papel carbono, fita crepe, papéis parafinados, papéis plastificados, papéis sujos, guardanapos, tocos de cigarro, fotografias.
Metal: lata de óleo, leite em pó, lata de alumínio, outras sucatas de reforma.
Metal: clips, grampos, esponjas de aço, canos.
Vidro: recipientes em geral, garrafas e copos.
Vidro: espelhos, vidros planos, lâmpadas, cerâmica, porcelana, tubos de TV.
Plástico: embalagem de refrigerante, embalagem de produtos de limpeza, copinhos descartáveis, embalagem de margarina, canos e tubos, sacos plásticos em geral.
Plástico: cabo de panela, tomadas, embalagem de biscoito, misturas de papel, plásticos e metais.

A Reciclagem é amiga do ambiente

Como separar

Quase tudo, em matéria de embalagem, pode ser reciclado: o plástico, o metal, o papel/cartão, o vidro e também a madeira. O primeiro passo é separar as embalagens usadas por tipo de material e cuidar delas.
Depois de utilizadas é necessário escorrer e enxaguar usadas, para que os restos dos produtos que estavam no seu interior não provoquem maus cheiros enquanto as guardamos em casa. Depois, e sempre que possível, deve-se espalmar para reduzir o espaço que ocupam em casa e tornar mais fáceis as idas ao ecoponto.


Por último, é importante retirar as rolhas e as tampas sempre que são feitas de outros materiais diferentes da embalagem em si.


Como organizar-se em casa


Outra alternativa será comprar um caixote com três divisórias, já disponível no mercado, e que torna a tarefa mais simples. Estes caixotes têm dimensões relativamente reduzidas e já se encontram a preços acessíveis. Por último, ponha a sua imaginação a trabalhar, por exemplo, se tem filhos porque não pô-los a construir um ecoponto de caixas de cartão? Uma actividade lúdica e educativa que os pode divertir e ajudá-lo a si na tarefa de separar.