quinta-feira, 29 de maio de 2008

Chita

  1. Nome popular: Chita

    Nome científico: Acinonyx jubatres

    Distribuição geográfica: Centro Sul do continente africano.Este animal já foi frequente no Médio Oriente e em alguns territórios asiáticos.

    Habitat natural: Originalmente distribuía-se pelas savanas aridas e regiões desérticas de toda a África e na Ásia desde a Árabia até à Indía, onde foi extinta nos últimos anos. Actualmente a sua presença restringe-se a rara zonas da África Oriental, um pequeno núcleo a norte do mesmo continente e talvez ainda um outro na Ásia.

    Hábitos alimentares: A chita é carnívora e alimenta-se de carne, e do que ela caça, como por exemplo: as hienas e a sua presa.

    Estado de conservação: As crias da chita sofrem de elevados índices de mortalidade devido a factores genéticos e à predação por parte de carnívoros que competem com esta espécies, como o leão e a hiena.
    Alguns biólogos defendem a teoria de que, em resultado da procriação consanguínea, o futuro da espécie está comprometido.
    As chitas estão incluídas na lista de espécie vulneráveis da UICN (União Internacional pela Conservação da Natureza), como subespécie africana ameaçada e subespécie asiática em «situação crítica. É considerada uma espécie ameaçada de extinção no Apêndice I da Cites (convenção sobre o comércio internacional das espécies e da fauna selvagem ameaça de extinção).

    Possíveis soluções: Para ajudarmos este animal precisamos de fazer a reprodução da espécie em cativeiro e depois reintroduzi-los no seu habitat natural.

Sem comentários: