quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Do Velho se faz Novo

Reciclar embalagens usadas tem

vantagens ambientais e económicas:


Economia de Energia


Fabricar materiais a partir de resíduos consome menos energia, do que fabricá-los a partir de matérias virgens. Muitos dos recursos energéticos que se poupam são fontes de energia não renováveis, como é o caso do petróleo.



Poupança de matéria

Ao utilizarmos as embalagens usadas, matérias secundárias provenientes da recolha selectiva, como matérias-primas secundárias, estamos a poupar matérias-primas virgens. Alguns destes recursos naturais têm grande valor, como são os casos da madeira, da areia, do petróleo, do estanho ou do alumínio. Quando menos resíduos tiverem como destino final um aterro sanitário, mais anos de vida útil este terá. Se todos contribuímos, aumentamos a esperança de vida dos aterros sanitários, evitando desperdiçar recursos na construção de novos deste equipamentos. É por isso que a participação de todos nós na recolha selectiva, é fundamental.


A Reciclagem. Do velho se faz novo.


Ao contrário do que normalmente se pensa, a reciclagem é um processo vulgarmente utilizado. A incorporação de matérias recicláveis no fabrico de novos objectos e de novas embalagens é uma situação recorrente nos diferentes materiais: plástico, metal, papel, vidro ou madeira.
Todos os dias chegam às nossas mãos embalagens e outros objectos que foram produzidos graças à reciclagem das embalagens usadas que separamos em casa e colocamos nos ecopontos. A reciclagem permite poupar matérias virgens, protegendo os recursos naturais. A reciclagem do plástico, por exemplo, contribui para uma diminuição do consume de petróleo, um recurso precioso. Já a valorização das embalagens de metal através da reciclagem permite poupar minérios.

Sem comentários: