quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

A Reciclagem é amiga do ambiente

Como separar

Quase tudo, em matéria de embalagem, pode ser reciclado: o plástico, o metal, o papel/cartão, o vidro e também a madeira. O primeiro passo é separar as embalagens usadas por tipo de material e cuidar delas.
Depois de utilizadas é necessário escorrer e enxaguar usadas, para que os restos dos produtos que estavam no seu interior não provoquem maus cheiros enquanto as guardamos em casa. Depois, e sempre que possível, deve-se espalmar para reduzir o espaço que ocupam em casa e tornar mais fáceis as idas ao ecoponto.


Por último, é importante retirar as rolhas e as tampas sempre que são feitas de outros materiais diferentes da embalagem em si.


Como organizar-se em casa


Outra alternativa será comprar um caixote com três divisórias, já disponível no mercado, e que torna a tarefa mais simples. Estes caixotes têm dimensões relativamente reduzidas e já se encontram a preços acessíveis. Por último, ponha a sua imaginação a trabalhar, por exemplo, se tem filhos porque não pô-los a construir um ecoponto de caixas de cartão? Uma actividade lúdica e educativa que os pode divertir e ajudá-lo a si na tarefa de separar.

Sem comentários: